Atividades da CPR
A estrutura das atividades da CPR assenta em oito Pilares Estratégicos (PE), organizados segundo diferentes focos estratégicos, que convergem para o objetivo comum: promover a transformação estrutural do setor aquícola, alavancando o desenvolvimento de inovadores produtos, processos e serviços capazes de dar resposta às oportunidade, lacunas e necessidades do mercado.
PE1: Nutrição e Alimentos Saudáveis e Seguros
Desenvolvimento e disponibilização de: novas formulações de produtos com novos aromas, texturas e/ou formatos, novas formulações de produtos orientados a dietas alimentares, bem como novas tecnologias de processo indispensáveis para a produção das novas variedades de produto referidas.
Fomentar o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, por via da aposta na ciência e tecnologia, através de atividades de investigação e inovação conducente à introdução no mercado nacional de: novas soluções de embalagens com funcionalidades avançadas ao nível da qualidade, segurança e rastreabilidade do pescado.
Divide-se em duas vertentes críticas de serviços com impacto ao nível do comportamento do consumidor: observatório de tendências e novidades no setor, análise sensorial do consumidor.
Visa disponibilizar e capacitar o setor pescado com novos serviços ao nível do comportamento do consumidor, o qual constitui, em última instância, o decisor central da cadeia de valor do setor pescado. Deste modo, as atividades a realizar deste Projeto Estruturante irão fomentar o aumento do valor dos produtos no mercado, bem como a qualificação e criação de competências críticas no setor da aquicultura, contribuindo para o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo do setor.
Desenvolvimento de: Cultivo em economia circular, biodiversidade bem como cadeias de produção na diversificação alimentar.
Cultura e identidade gastronômica, processos de registros e estratégias de valorização de produções alimentares tradicionais e/ou artesanais, identificação geográfica de produtos do pescado, turismo de base comunitária.
Compreende um conjunto de iniciativas colaborativas que visam dotar o setor da aquicultura de: novas infraestruturas de co-inovação e novas infraestruturas para processamento do pescado.
Este Pilar Estratégico visa a criação destas infraestruturas colaborativas de inovação e de processamento, que poderão ser uni ou multissetoriais, com a vista a criar as condições base para a prosperidade e resiliência econômica do setor da aquicultura.
Oferecemos uma experiência ágil e segura, permitindo que clientes em qualquer lugar do mundo tenham acesso aos produtos da aquicultura. Além disso, o modelo da CPR impulsiona a distribuição e internacionalização, estabelecendo investimento locais que ampliam a presença da marca, sempre com suporte logístico inteligente e personalizado.